Após aplicar testes da Covid-19, entrevistadoras do Ibope prestam esclarecimentos em delegacia de Petrolina, no Sertão de PE

De acordo com a prefeitura, o teste é voluntário e os moradores que forem abordados pelos pesquisadores devem exigir as credenciais de identificação dos profissionais.

Delegacia do Ouro Preto em Petrolina Isa Mendes/ TV Grande Rio Uma pesquisa sobre a propagação do novo coronavírus (covid-19) por parte do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) está gerando polêmica em algumas regiões do país.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, moradores estranharam a abordagem das entrevistadoras, realizando testes rápidos da Covid-19, e, ligaram para a polícia.

O caso terminou na delegacia de Polícia Civil de Petrolina.

A Guarda Civil de Petrolina esclareceu que recebeu uma denúncia que mulheres estariam na quinta-feira (21), no bairro Ouro Preto, “furando os dedos dos moradores’’, afirmando que seriam testes rápidos para diagnóstico da Covid-19.

Após constatar o fato, e por não ter conhecimento sobre a pesquisa do Ibope, a Guarda Civil e a Polícia Militar conduziram as três mulheres para delegacia de Polícia Civil para prestarem esclarecimentos. A Secretaria Municipal de Saúde disse que indicou uma pessoa do seu quadro de colaboradores para o Ibope entrar em contato, mas não houve comunicação prévia de quando a pesquisa seria realizada, deixando o município sem a oportunidade de informar a população, o que acabou gerando desconfiança por parte dos moradores.

De acordo com a Secretaria, o teste é voluntário e os moradores que forem abordados pelos pesquisadores devem exigir as credenciais de identificação dos profissionais. A pesquisa está sendo realizada em Petrolina e em mais de 130 municípios brasileiros.

De acordo com a Prefeitura de Petrolina, está existindo uma falha de comunicação por parte do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Segundo o Ministério da Saúde, a cada rodada, os pesquisadores irão entrevistar e aplicar testes rápidos de covid-19 em 250 residências, escolhidas de forma aleatória.

Todos os testes são gratuitos e a participação na pesquisa é voluntária, cabendo ao cidadão decidir se deve ou não realizar os testes. Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19 Initial plugin text
Categoria:PE - Petrolina e Região